Doncic colocou sua marca na história da NBA

O Los Angeles Clippers finalmente colocou um fim na temporada do Dallas Mavericks após seis jogos desafiadores. Não é chocante ver os poderosos Clippers – há muito considerados entre os principais candidatos ao título de 2020, graças ao seu elenco repleto de estrelas – eliminando os Mavericks na bolha da NBA em Orlando.

No entanto, o jogo de Luka Doncic, em seu segundo ano, parecia surpreendentemente refinado na derrota. Aos 21 anos, o jogador dos Mavs esloveno teve uma média de 31 pontos, 9,8 rebotes e 8,7 assistências ao longo da série – números nunca registrados por um jogador na primeira viagem aos playoffs.

Os números de Doncic eram impressionantes, mesmo sem contexto adicional. Ele exibiu o tipo de produção bruta normalizada apenas por talentos de gerações como James Harden, LeBron James e Russel Westbrook nos últimos anos.

“Ele é um grande jogador”, especulou Kawhi Leonard, a estrela dos Clippers, imediatamente após o Jogo 6. “Acho que são seus primeiros playoffs. Ele lutou a cada minuto que esteve na quadra, não desistiu, liderou sua equipe em todos os jogos. Ele fez um ótimo trabalho lá fora.”

No entanto, depois de contabilizar tudo o mais que aconteceu na série, o desempenho de Doncic rapidamente ascende ao status de lendário.

Considere o seguinte:

  • Os 42 pontos de Doncic no Jogo 1 foram a maior marca registrado por um jogador em sua estreia na pós-temporada.
  • Ele sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo no meio do Jogo 3; ele não apenas permaneceu na rotação pelo restante da série, mas também teve uma média de pouco menos de 40 minutos por jogo entre os Jogos 4-6.
  • Já enfrentando intenso foco de uma defesa dos Clippers com Leonard e Paul George – donos de nove seleções All-Defensive – um Doncic manco jogou sem seu melhor companheiro de equipe, Kristaps Porzingis, no Jogo 4 em diante.
  • Os dois triple-doubles de Doncic na série (Jogos 3 e 4) já correspondem ao total triple-doubles dos playoffs na carreira de Chris Paul, Stephen Curry, Isiah Thomas e Michael Jordan. Em termos de ritmo, LeBron levou nove jogos de playoffs na carreira para chegar a dois triple-doubles.
  • Seus dois jogos de 40 pontos na série (42 no Jogo 1 e 43 no Jogo 4) são o segundo e o terceiro maior quantidade de pontos marcados por alguém com 21 anos ou menos na história da pós-temporada da NBA (LeBron marcou 45 em 2006).

E, claro, houve o arremesso heroico de Doncic na prorrogação do Jogo 4 – o segundo mais longo buzzer-beater na história da pós-temporada, de acordo com a ESPN.

A pós-temporada do Dallas pode ter acabado, mas a incrível temporada de Doncic em agosto continua inesquecível.

Matéria by Andrew Joe Potter/https://www.thescore.com/

Deixe um comentário